Como montar um CD no Photoshop

Tutorial – Neste tutorial será passado a confecção de um CD numa linguagem mais didática e simples, tenho percebido que muitas pessoas encontram dificuldades com a execução do mesmo.
– No menu “Arquivo“ clique em “Novo” e deixe as opções como as do exemplo a seguir:
Novo
– Vá ao menu “Visualizar” e clique em “Nova Guia”, habilite a opção “vertical” e crias as guias nas seguintes medidas:
4
8,25
9,25
10,75
11,75
16
Repita os mesmos procedimentos e medidas para as guias na “horizontal”.
– Vá até a caixa de ferramentas e clique com o botão direito sobre a ferramenta “Marca de Seleção” e selecione “Marca de Seleção Elíptica”.
Marca de Seleção Elíptica
Faça como a do exemplo, clique sobre a primeira interseção de linhas guia na parte superior à esquerda e segure, levando-a até a última interseção inferior direita e solte o botão do mouse. A seleção terá de Ficar como a do exemplo a seguir:
Linhas Guia
Atenção: antes de fazer a seleção verifique se difusão desta ferramenta está com 0px, se não estiver mude o valor para 0.
No menu “Selecionar” clique em “Salvar Seleção”. Verifique se na opção “Operação” esta selecionada “Novo Canal”; caso esteja dê o nome à seleção de “círculo maior”, e clique em “OK”. Use as teclas de atalho Ctrl+D para desfazer a seleção.
Repita o 3º procedimento para criar mais dois círculos de seleção, a diferença entre eles será o tamanho das seleções e o nome; portanto, um deles deverá ocupar a área delimitada pela menor área quadrada formada pelas linhas guias ao centro, salve-o com o nome de “círculo menor”; o segundo deverá ocupar a segunda menor área quadrada formada pelas linhas guia ao centro, dê o nome “círculo intermediário”.
– Vá ao menu “Selecionar” e clique em “Carregar Seleção”, na opção “Canal” escolha o “círculo maior” e clique em “OK”.
Volte ao mesmo menu e na opção “Canal” escolha o “círculo intermediário”, e mude a opção “operação” para “Subtrair da Seleção”, em seguida clique em “OK”.
Na barra de ferramentas clique com o botão direito sobre a “Ferramenta de Preenchimento” e escolha a “Ferramenta Degradê”.
Ferramenta Degradê
Dê um clique sobre o degradê que irá aparecer na parte superior da tela.
Crie 5 interruptores (dê um clique na área de interruptores)como os do exemplo abaixo, nas seguintes localizações e cores: 0% (branco), 25% (verde-oliva), 50% (branco), 75% verde-oliva) e 100% (branco). Confirme se as outras configurações estão como as do exemplo abaixo. O código do verde-oliva é: R102, G102, e B51.
Editor de Degradê
Preenchimento Angular
Escolha o “Preenchimento Angular”.
Clique e segure com botão esquerdo do mouse bem no centro da tela, arraste-o até a borda do círculo maior e solte em seguida. Pressione Ctrl+D para retirar a seleção. Caso a paleta “Camadas” não esteja habilitada vá no menu “Janelas” e clique sobre “Camadas”.
– Crie uma nova camada pelas teclas de atalho, pressionando Ctrl+Shift+N. Dê o nome de “Espectro” e Clique em “OK”. Clique com o botão direito do mouse sobre “Camada1” e clique em “Propriedades da Camada”, nomeie-a para “Cor de fundo”. Clique na camada “Espectro”. Selecione a “Ferramenta Preenchimento Degradê” e clique sobre o “mapa de degradê”, escolha “Arco-Íris transparente” e clique em “OK”. Escolha o “Preenchimento Linear”.Clique, segure e arraste do canto esquerdo central da tela de pintura até o meio, em seguida solte o botão do mouse. Repita o procedimento mudando apenas o início e o fim, comece do meio para a direita central. Em seguida vá ao menu “Filtro” e aponte Distorção”, clique em “Coordenadas polares” e em seguida em “OK”. Segure Ctrl e clique sobre a miniatura da camada “Cor de Fundo”, solte de Ctrl e clique sobre a camada “Espectro” e pressione Ctrl+Shift+I, em seguida pressione “Delete”. Selecione a Camada ”Espectro” e mude o valor da opacidade para 20%.
CD
– Vamos colocar como reflexo a imagem de uma pessoa no CD. Abra alguma imagem que você tiver no seu computador ou Internet (foto de uma celebridade, namorada, namorado, você mesmo(a); enfim, alguma pessoa); no meu caso eu escolhi a modelo Letícia Wiermann. Vá ao menu “Janela”, selecione “Documentos” e Clique em “Lado a Lado”.
Com a “Ferramenta Mover” clique sobre imagem da pessoa e arraste até a tela de pintura do CD. Feche a janela da imagem da pessoa sem salvar.
Use as teclas Ctrl+T para ativar a transformação livre, ajuste a imagem sobre o CD no modo que desejar aumentando-a se necessário. Pressione “Enter” para concluir a alteração. Renomeie a nova camada da imagem para “Reflexo”. Segure a tecla Ctrl e clique sobre a miniatura da camada “Cor de Fundo”, solte o Ctrl e clique sobre a camada “Reflexo”. Pressione Ctrl+Shift+I e aperte a tecla “Delete”. Mude a opacidade da camada “Reflexo” para 25%.
CD
– Crie uma nova camada com as teclas Ctrl+Shift+N e dê o nome de “Círculo negro”. Vá em “Selecionar” e clique em “Carregar Seleção”, escolha a seleção “Círculo Intermediário” e clique em “OK”. Vá no menu “Selecionar” aponte “Modificar” e clique em “expansão”. Digite o valor 7 e clique em “OK”.
Selecione o menu “Selecionar”, “Carregar Seleção”; marque a opção “Subtrair da Seleção” e abra a o canal “Círculo Intermediário”.
Daqui em diante o tutorial será mais direto
Após o procedimento irá aparecer uma seleção vazada, escolha a ferramenta degradê e abra a edição de degradê. Crie 3 interruptores nas seguintes localizações e cores: 0% (preto), 50%(verde-oliva, R 141, G 141 e B 70) e 100% (preto). Clique em “OK” e escolha nas propriedades desta ferramenta o “Degradê Angular”.
Degradê Angular
Clique e segure no centro do CD e arraste até a borda desta seleção e solte. Na paleta camadas, modifique a opacidade da camada “Círculo negro” para 70%. Selecione a camada “Cor de Fundo” e vá em “Selecionar > Carregar Seleção” e abra o canal “Círculo Intermediário” e clique em “OK”. Pressione “Delete” e em seguida Ctrl+D para desfazer a seleção.
Selecione a camada “espectro”,vá em “Selecionar > Carregar Seleção” e abra o canal “Círculo Maior” e clique em “OK”, agora vá em “Selecionar > Modificar > Redução”, modifique o valor para 3 e clique em “OK”. Pressione Ctrl+Shift+I.
Vincule as camadas (Espectro, Reflexo e Cor de Fundo) clicando no quadrado ao lado do desenho do olho como no exemplo abaixo.
Vinculando camadas
Pressione “Delete” e em seguida desvincule as camadas clicando sobre os campos que há pouco marcamos. Inverta a seleção com Ctrl+Shift+I e vá em “Editar > Traçar”. Deixe a a largura com 2px, cor preta, localização no “centro”, “Modo normal” e opacidade 100%.
– Vá em “Selecionar > Carregar Seleção” e abra a o canal “Círculo maior”. Com a seleção ainda marcada crie uma nova camada com as teclas Ctrl+Shift+N e dê o nome de “Bordas”. Vá em “Editar > Traçar”. Deixe a largura com 1px, cor preta (R55, G55 e B55) localização no “centro”, “Modo normal” e opacidade 100%. Clique em “OK”.
Vá a “Seleção > Carregar Seleção” e abra o canal “Círculo menor”. Vá em “Editar > Traçar”. Deixe a largura com 1px, cor preta absoluto e localização no “centro” e Modo normal”.
Com a seleção ativa vá em “Editar > Traçar”. Deixe a largura com 1px, cor branca, localização “Externa”, “Modo normal” e opacidade 100%. Clique em “OK”.
– Crie outra camada com o nome de “Relevo” com Ctrl+Shift+N. Carregue a seleção “Círculo Intermediário” e clique em “OK”. Vá até “Selecionar > Redução” e digite 6px e clique em “OK”. Escolha a cor cinza na paleta (R142, G142 e B142) e use as teclas Alt+BackSpace para preencher. Volte até “Selecionar > Redução” e digite 2px e clique em “OK”. Pressione “Delete”.
Crie outra camada com o nome de “Relevo2”. Carregue a seleção “Círculo Intermediário” e use o mesmo cinza e preencha-o. Vá até “Selecionar > Redução” e digite 3px e clique em “OK”.Pressione “Delete” e em seguida Ctrl+D para desfazer a seleção. Clique com o botão direito do mouse sobre a camada “Relevo 2” e clique em “Opções de Mesclagem” e deixe como o exemplo abaixo e confirme a operação.
Estilo de Camada
Clique com o botão direito do mouse sobre a camada “Borda” e clique em “Opções de Mesclagem” e deixe como o exemplo abaixo e confirme a operação.
Brilho Interno
Até esta etapa ele ficará assim:
CD
10º – Abra a edição de Degradê e crie 2 interruptores, nas seguintes localizações e cores: 0% Branco e 100% Branco. Crie 5 interruptores de Opacidade nas seguintes localizações e porcentagens: 0%/0%, 45%/0%, 50%/50%, 55%/0% e 100%/0%.
Editor de Degradê
Verifique se todas as camadas estão visíveis (com um olho do lado), se não estiver marque-a s e pressione Ctrl+Shift+E, todas as camadas irão virar uma só. Visibilidade de camada
Degradê Angular
Selecione o Degradê Angular e vá até a paleta camadas e clique na a opção de “bloquear pixels transparentes”.Bloquear pixels transparentes
Clique e segure com o botão do mouse no centro do CD e arraste até a borda. Faça isso nos dois sentidos contrários para dar a impressão de reflexo de Luz. Clique com o botão direito do mouse sobre a camada “Relevo 2” e clique em “Opções de Mesclagem”. Deixe os valore e opções como os do modelo abaixo:
Sombra projetada
Fim!
Bom final de semana pessoal!

  1. DENNYS da Equipe Os Millous

    gostei vuo praticar em casa valleeuuuuu

  1. Pingback: Como montar um CD no Photoshop « DESENHOS E DICAS

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: