A importância do relevo da figura para um sombreamento bem feito

Esses dias atrás eu estava pensando em falar um pouco sobre a importância que existe em conhecer o relevo de cada coisa para realizar o sombreamento, logo tive a idéia de utilizar este desenho do olho humano, que postei há um tempo atrás aqui no blog.

Para  sombrear qualquer desenho, é de grande utilidade conhecer a estrutura de cada item que irá ser desenhado. Um olho por exemplo esconde um relevo que podem passar despercebido quando não se conhece a sua estrutura. O globo ocular é praticamente o maior dos itens que o compõe o olho, mas apesar de grande é pouco esposto, e na maioria das vezes as pessoas esquecem que ele é uma esfera e partem para um sombremento que não expressa o relevo do sólido ou nem  a forma que o representa

OlhoVejam abaixo o desenho sem sombreamento. Fiz apenas dois cortes laterais que estão com com curvas que acentuam conforme a variação de profundidade; as curvas acentuadas para o centro estão mostrando a parte mais profunda, e as curvas externas mostram as áreas mais elevadas, assim como um wire frame de softwares de modelagem 3D; olha que interessante, até estes programas dependem dessas informações (através de linhas curvas, retas e pontos) para que possam definir a estrutura dos objetos e assim aplicar a sombra e a luz de forma correta. É lógico que você não vai ter que sair marcando tudo, apenas marquei este corte para facilitar a compreensão de volume e assim mostrar-lhe que deve ser praticado como um exercício mental no qual poderá visualizar o relevo que existe nas estruturas. São apenas dois cortes, se fizéssemos mais deste cortes tanto para  o centro quanto para as laterais, encontraríamos diversas variações de relevo, alguns bem diferentes mesmo. Depois de ficar esclarecido como é o relevo geral da figura que irá desenhar, fica bem mais fácil sombrear o seu desenho. Assim com base na direção que vem a luz iluminar o objeto você escurece as áreas escondidas que se opõe à luz, e as que ficam de frente para a luz ficam mais claras.Olho (cortes de profundidade)

Em outro post eu explicarei como sombrear alguns objetos de forma bem detalhada, aqui quero mostrar a importância de conhecer o relevo de cada figura.

Existem muitas revistas e livros de desenhos que podemos encontrar muitos modelos de cada estrutura do corpo humano, dos animais e dos objetos, mas, pouquíssimas irão mostrar o relevo de cada estrutura de forma mais detalhada. Pra mim a melhor forma de conseguir estas informações é estraí-las da própria observação  de um modelo “real”. Por exemplo: há até certas partes do nosso corpo que podem ser observadas, já outras só poderão ser observadas em outras pessoas e ainda outras imagens que só poderão ser vistas através de desenhos ou fotografias.

Até + galera!

Posted on 9 de Maio de 2009, in Dicas and tagged , , , . Bookmark the permalink. 3 comentários.

  1. Otimo topico.
    Apos ler ele e saber mais sobre o relevo ficou bem mais facil identificar a luz sobre o desenho e aplicar a sombra.
    Parabens.

  2. O RELEVO E UM elemento naturais!

  3. o relevo interresante por que fala sobre a depressao,planice,planalto

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: